Tarte de Abóbora |
Tinha vontade de experimentar esta receita desde que a vi numa revista em 2007, este fim de semana comprei abóbora para fazer sopa e como sobrou imensa aproveitei. Já a devia ter feito mais cedo...é maravilhosa, não se deixem intimidar pela abóbora!
Ingredientes:
( +/-8 fatias)
( +/-8 fatias)
- 1 rolo de massa areada ou folhada
- 1 kg de abóbora
- 2 ovos
- 80 gr. de açúcar amarelo
- 2 colheres de sopa de mel
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de chá de canela
- noz moscada q.b.
- 2 pacotes de natas (4 dl)
- 5 colheres de açúcar
Preparação:
Forre uma tarteira com a massa, pique a massa com um garfo e reserve.
Descasque e coza a abóbora, quando estiver bem cozida reduza-a a puré e escorra bem para retirar o excesso de água.
Num recipiente bata o açúcar amarelo, a manteiga e o mel, junte os dois ovos e bata mais um pouco. Junte depois 500 gr. de puré de abóbora, a canela e uma pitada de noz moscada, assim que os ingredientes estiverem bem envolvidos coloque a mistura sobre a massa e leve ao forno cerca de 40 minutos a 180 graus. Passado o tempo de cozedura retire do forno e deixe arrefecer.
Quando a tarte estiver fria bata as natas com o açúcar e coloque por cima, polvilhe com um pouco de canela.
Bom apetite!
*A receita leva apenas 500 gr. de puré de abóbora, deve cozer mais, já que uma grande percentagem da abóbora é água e 500 gr. de abóbora crua correspondem a muito menos quantidade depois de cozida.
*Pode utilizar qualquer tipo de abóbora o sabor ficará praticamente idêntico independentemente do tipo. Dependendo da abóbora obterá apenas uma tarte mais cor de laranja ou mais amarela.
*Se preferir pode fazer a base para a tarte em casa, tenho uma receita para base publicada na receita de tarte de groselhas, retire apenas o limão e ficará perfeito.
*Se preferir pode fazer a base para a tarte em casa, tenho uma receita para base publicada na receita de tarte de groselhas, retire apenas o limão e ficará perfeito.
Sem comentários:
Enviar um comentário