Carne de porco à alentejana |
Não fossem os tempos que vivi no Alentejo e esta receita tinha sido um bocadinho alterada já que só a minha estadia por lá me ensinou a gostar de coentros! Espero que gostem desta receita de carne de porco à alentejana, é muito simples e fiz questão de a confeccionar exactamente da maneira que a minha amiga Eunice, alentejana de gema, me ensinou!
Ingredientes:
(para +/- 8 pessoas)- 2 kg de carne de porco
- 1 kg de amêijoa
- 1 ramo de coentros frescos
- 5 colheres de sopa de massa de pimentão
- 3 colheres de sopa de massa de alho
- 1 colher de sopa de banha de porco
- sal q.b.
Preparação:
Confesso que não tenho a certeza da melhor carne para fazer carne de porco à alentejana, acho que é a da pá, de qualquer forma basta pedir no talho carne para esta receita e assim fica com a carne certa e fica com ela já cortada. A carne deve ser temperada no dia anterior à confecção da receita. Tempere a carne com a massa de pimentão, o alho e cerca de três colheres de coentros picados, coloque a carne num recipiente fechado e deixe no frigorífico.
Para cozinhar a carne coloque num tacho a banha de porco até derreter, junte depois a carne mexendo para não queimar, tape e deixe cozinhar, quando a carne estiver cozinhada junte as amêijoas. A amêijoa só devem ser juntas no final já que demora apenas 7 a 10 minutos a cozinhar. A amêijoa está pronta quando estiver aberta. Antes de desligar o fogão prove para ver se é necessário acrescentar sal, não foi colocado sal anteriormente porque a maioria das massas de pimentão já inclui sal. Se for necessário acrescentar sal deixe ao lume mais alguns minutos. Desligue depois o lume e polvilhe com coentros picados. Esta receita acompanha lindamente com batata frita e uma bela salada de alface e tomate temperada com orégãos.
Bom apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário