domingo, 9 de junho de 2013

Doce de ananás

Doce de ananás
Aprendi esta receita quando tinha uns catorze anos, já não me lembro quem me ensinou mas durante uns tempos foi a minha sobremesa favorita. Já não a fazia há uns dez anos até que ontem estava no supermercado a pensar numa sobremesa para fazer e uma senhora passou a falar de ananás e lembrei-me desta receita. A sobremesa é ideal para dias quentes, fresca e leve é parecida com uma mousse mas com pedaços...hummm que bem me soube passado este tempo todo!

Ingredientes:
(para +/-8 taças)

  • 1 lata de ananás em calda
  • 1 pacote de gelatina de ananás
  • 2 pacotes de natas
  • 3 claras
  • 7 colheres de sopa de açúcar

Preparação:


Faça a gelatina de véspera de acordo com as indicações mas trocando parte da água pela calda do ananás. Corte o ananás em pedaços o mais pequenos possível e escorra o excesso de calda, reserve uma rodela para decoração. Numa taça bata as natas com quatro colheres de açúcar, noutra taça bata as claras em castelo com o restante açúcar, reserve. Com a ajuda de um garfo  mexa a gelatina para que se separe o mais possível.
Num recipiente grande misture cuidadosamente as natas com a gelatina, junte depois o ananás e por fim as claras em castelo. Divida por taças individuais ou coloque numa taça grande, decore com o ananás e leve ao frigorífico para que fique bem fresco.
Pode mudar o sabor da sobremesa utilizando outras frutas em calda e o sabor da gelatina. Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário